segunda-feira, 4 de março de 2013

PSA Peugeot Citroën - Brasil

O primeiro carro de uma das marcas do Grupo PSA Peugeot Citroën a desembarcar no Brasil foi também o primeiro automóvel da história a rodar no país. O modelo, da marca Peugeot, foi trazido da França para o solo brasileiro no fim do Século XIX pelos irmãos Alberto e Henrique Santos Dumont. O inventor do avião, Alberto Santos Dumont, teve uma relação forte com a marca, tendo, inclusive, usado motores Peugeot em alguns de seus dirigíveis criados em Paris.
Fábrica em Porto Real, Rio de Janeiro, Brasil.

Nas décadas que se seguiram, veículos Peugeot e Citroën chegaram a ser importados para o Brasil, mas apenas no início dos anos 1990 as marcas se estabeleceram oficialmente no território nacional.


Para desenvolver as atividades do Grupo na América Latina e possibilitar uma dinâmica propícia ao desenvolvimento comercial de suas duas marcas, foi criada, em setembro de 1997, a filial do Grupo PSA Peugeot Citroën no país, denominada Peugeot Citroën do Brasil. Em 2001, foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro. O Grupo iniciava assim sua participação industrial no Brasil. No ano seguinte, a empresa começou a fabricar motores no Centro de Produção.

historia-brasil Com sua sede para o Brasil e a América Latina situada na cidade do Rio de Janeiro, a PSA Peugeot Citroën tem como objetivo tornar-se um dos principais atores no mercado brasileiro. Por isso, desde sua instalação no país, o Grupo PSA Peugeot Citroën vem desenvolvendo e ampliando sua estrutura e equipes no Brasil.

Em outubro de 2011, a empresa anunciou um investimento de R$ 3,7 bilhões no país de 2010 à 2015 para desenvolvimento de novos veículos e motores e também para a ampliação da capacidade de produção em sua fábrica de Porto Real. O novo investimento se juntou às recentes ações que visam reforçar a presença do Grupo no Brasil e na América Latina e acelerar sua participação no mercado.

Graças ao Centro de Produção de Porto Real, as marcas Peugeot e Citroën conseguiram se impor no mercado como marcas plenamente brasileiras. Desde sua inauguração, em fevereiro de 2001, as linhas de produção da fábrica de Porto Real já produziram mais de 1 milhão de veículos e 1,4 milhão de motores destinados tanto ao mercado interno quanto à exportação.

Fonte: http://psa-peugeot-citroen.com.br/o-grupo-no-mundo/historia