quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Finanças Pessoais e o Empreendedorismo

Se você não sabe administrar o salário como empregado, que tem data e valor programados, como saberá administrar um negócio próprio? Numa empresa todos os dias há entrada e saída de recursos e a gestão do que sobra é bem mais complexa do que a gestão do salário como funcionário.

É preciso pensar no futuro hoje, administrando melhor o seu salário atual! É preciso planejar a utilização inteligente dos recursos financeiros, focando no que é importante. Mude a sua realidade e você muda o seu futuro. Abdique um pouco do desejo de alguns bens materiais, invista em capacitação para melhorar a sua carreira profissional, avalie planos de previdência privada complementar e poupe mensalmente parte do seu salário. Não precisa ser muito, se você poupar 8,3% do salário mensalmente, no final do ano tem um mês de salário do bolso!

Se você deseja empreender e iniciar um negócio próprio, precisa antes saber administrar seus ganhos: Gastar um valor inferior ao que recebe, adquirir conhecimento e construir uma reserva financeira.

Marco Antonio Murara
Professor e consultor do Sebrae/SC